segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A mentira - PINÓQUIOS DO COTIDIANO

A MENTIRA

Como na fábula de 'Pinóquio' a mentira pode ser destrutiva para si próprio. Pinóquio mente para fugir da sua real situação, negada e indesejada por ele mesmo, ele não aceita e assim nega, mente, por consequência, bloqueia, não dá ouvidos a sua consciênica, o Grilo falante, o qual na psicanálise, faz o papel de Supergo, os limites morais e sociais.
Pinóquio é puro desejo (ID)por isso faz tudo para obter sua satisfação, até mesmo colocando em risco a si mesmo e a vida de seu pai (Gepeto), é tudo que o Id (incosciente) quer, realizar suas vontades, muitas vezes sem nem ver as consequências.
Quando entende sua condição, cai a defesa e não é mais necessário mentir, é quando 'se torna bom menino' que alcança seus objetivos.

Na vida real não é muito diferente, o pinóquio real, usa de mesmos artifícios, ou melhor dizendo, nega sua condição real, mente e por vezes acredita na própria mentira, como na história de Pinóquio, a menira é sim auto destrutiva.

O mentiroso não mente para poupar o outro, como costuma dizer para se defender do seu ato, e sim para poupar a si mesmo.
A mentira não tem função de proteção e sim de destruição, quando mente, quer destruir e não proteger.
Mentiras banais, geralmente não tem banalidade, não existe mentira para não magoar ou para proteger o outro, protege-se de si mesmo, seja qual for o grau da situação.

Há mentiras para os outros, para uma sociedade se assim for o caso, mas não há mentira para o espelho. Ou seja a pior consequencia da mentira será para o próprio mentiroso, pois o que recebe a mentira, recebe-a acreditando ser verdade, sua 'consciência' aceita e popularmente dito, dorme com a consciência tranquila; já o que manipula os fatos, sofre pela culpa (se não possuir uma patologia mais grave, caso contrário os sentimentos não são gerados, casos de perversão e psicopatia) e por todo artifício que cria para suprir os fatos seguintes a mentira, uma defesa contra sí próprio. O mentiroso permanece em constante vigilância, esse estado é auto-destrutivo.

Viver a realidade e dizer a verdade não é fácil, a verdade é de dificil realização para quem sofre com suas conturbações internas.

“Nem toda mentira patológica tem, necessariamente, estrutura particular. Ela também pode exprimir, de modo menos específico, as lutas que a pessoa empreende para manter a sua auto-estima”
A mentira é de fato, a defesa dos que tem baixa auto estima. (Narcisistas ao contrário da aparente força, tem extrema baixo auto estima).

"Isto acontece devido a um Eu (EGO) fragilizado, ferido por ameaças que estão afetando suas qualidades e criações. Então negar a existência de algo é uma tentativa de não aceitar na consciência algum fato que perturba o EU, “Nego (minto – faço de conta) para que todos acreditem e sirvam-me de testemunhas em minha disputa interna, entre minha própria memória (consciente) e minha tendência a negar – minhas próprias angústias (inconsciente)”.

"Entretanto, se a mentira for exacerbada, carregada de perversidade e hostilidade, como forma de destruir e/ou ferir, e se utilizada de maneira cotidiana, como forma de defender-se antes de suas próprias angústias ou/e se iludir um déficit de narcisismo. Então necessário se faz buscar suas causas em tratamento psicanalítico ou se for o caso, até mesmo psiquiátrico.
Afinal viver frequentemente num mundo de fantasia, prejudicando a própria saúde mental, utilizando-se de perversidade, significa portar alguma forma de desequilíbrio para enfrentar a realidade, e, neste caso, precisa-se de ajuda para compreender, reconhecer e/ou aceitar aquilo (no inconsciente) do que se defende, do que se foge, do que lhe causa desprazer."


A sinceridade é nobre, a verdade é ato de coragem e sinceridade consigo mesmo. Mentir para o outro é fácil, mentir para o espelho impossível.

Tatiana Viana de Oliveira

Textos complementaresforam retirados dos links a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua reflexão.